terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prosperidade para Todos e Tudo!


ADÉRITO VELOSO*

Já está quase a ser Natal!!! A maior festa que é comemorada em todo o planeta, nesta época do ano. Poucos dias nos “desconjuntam” do Dia da Família, ou, simplesmente, do Natal, numa altura em que o movimento comercial nos diversos pontos do mundo, principalmente nos centros urbanos, já começa a ser intenso, com particular destaque nos estabelecimentos comerciais grandes ou pequenos e nos mercados informais.

Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, é considerado por várias pessoas de diferentes convicções religiosas, como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre a HUMANIDADE.

Nas famílias, os pontos altos da comemoração são a ceia do dia 24 de Dezembro e o almoço do dia 25, quando se reúnem para trocar brindes e “deleitar-se” das comidas que simbolizam a data.

Neste período, é usual as famílias e nos locais de trabalho trocarem presentes, costume que partiu da visita que os reis magos do Médio Oriente fizeram a Jesus Cristo (O REDENTOR), levando consigo ouro, incenso e mirra, também conhecidas de substâncias de inestimável valor.

É comum nas principais cidades do país observar decorações muito bonitas nas suas várias artérias. Em Luanda, capital de Angola, por exemplo, o cenário não é dissemelhante.

Segundo reza a tradição, a primeira árvore de Natal surgiu na Alemanha no século XVI, e foi montada por Martinho Lutero, o fundador do protestantismo. Estas actividades permitem dar aos mais pequenos os brinquedos e aos mais adultos os presentes de Natal.

Neste período do ano, a fé renovadora enche os corações. Em cada Natal, os sonhos são renovados. A esperança está sempre viva, tornando-a em realidade. Que neste Natal de 2010, o amor esteja presente em cada um de nós, e que cada novo dia do ano seja iluminado. Que os sinos do Natal sejam mensageiros de Boas Festas, e que cada casa tenha mantimento suficiente para matar a “DIOBA”...


Lentes da NET*

Sem comentários:

Enviar um comentário