quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Conheci a Terra que viu nascer a minha VELHA



Adérito Veloso


Recentemente fui à província que viu nascer a minha querida MÃE. Foi bom ter conhecido o Luena, capital da província do Moxico.
O Luena é uma cidade pacata e tímida. As ruas estão toda elas bem sinalizadas (vertical e horizontalmente), diga-se de passagem. Todas as pessoas com quem passeie (espaireci) formam unânimes em afirmar: “Epa! esta terra é muito fixe… estas Gajas (moças) são boas!!!!”, dizia um Velho Kamba, disbundeiro.
O Leuna tem de tudo um pouco. Mas, o que mais me impressionou foi o grande número de Kupapatas (moto-taxis) que de forma célere, ajudam directa ou indirectamente na deslocação dos passageiros de um para o outro lado. Eu também e com muito medo (sou medroso desde puto) andei com alguns Kupa.
Hospedei-me no Hotel Luena…este hotel de nome não tem nada… é uma autêntica pocilga (que me desculpem os donos). O mais agravante é que o Boss do Hotel está em Luanda a gastar o dinheiro (quem os trabalhadores fazem) como manda a lei, nas casas de jogos, os famosos Kasinos, enquanto que os funcionários estão há já 13 meses sem verem a cor do Kumbu, vendo lorotas. É mau né!… mas é assim no meu país!
A fiscalização não funciona. Quem tem dinheiro manda e desmanda, nesta martirizada pátria da Rainha Nakatolo!


Foto: Vigas da Purificação

Sem comentários:

Enviar um comentário