segunda-feira, 6 de julho de 2009

RESGATAR A MINHA IDENTIDADE


“Primo mande-me um pouco de fuba de milho (farinha), lombi seco (folhas de abóbora ou de feijão frade) e peixe calumbelenle (peixe miúdo da água doce)”.

É esta frase de pedido, que vinha do outro lado da linha telefónica, vinda das bandas de Manchester (Inglaterra). Era o meu primo (meio-irmão se quiserem) que se encontra algures no Velho Continente a saber um pouco mais da ciência de Aristóteles…

Afinal de conta, nunca nos esquecemos da nossa identidade! O homem (meu primo) já está naquelas bandas (Europa) há já 14 anos e seguramente com vários “bifes” e não sei mais o quê que “deleitou” (pitou) nunca me veio na mente que aquilo que estava a ouvir era verdade!

“Primo estas a brincar comigo… né…”, dizia eu às gargalhadas! E ele respondeu-me carinhosamente … “ nada meu! Não estou a brincar… é verdade!”.

Ele nunca teria a ousadia de me pedir estes “mambus” do kimbu (aldeia). Veio em mim, a alegria de que afinal de contas, os nossos costumes (hábitos) nunca serão esquecidos. Leve o tempo que levar, dure o tempo que durar (do meu kimbu)!

O meu primo falava com uma elegância tal…que eu, já pensava que estávamos no Kachiungo (Bela - vista, Huambo) ou nos matos (erradamente) da Katabola (Nova- Sintra). Mas não! Estava a falar doutro lado do mundo (1º mundo)…

O próximo mais próximo (Unitel) tem-nos levado a sonhar acordados; tem-nos levado a pensar que o mundo é uma Aldeia Global! Pois é! Claro…

Depois de aproximadamente 4 dias mandei-lhe a “engraçada” encomenda! Que grande encomenda… Lombi, fumbua, feijão – frade, fuba… foram para a Europa… será que por altura da Revista acirrada da polícia inglesa as “bugigangas” irão passar! Era esta a minha insistente pergunta, quando enleava a famosa encomenda…

Passados alguns dias, ele telefonou-me a confirmar a chegada intacta da grande encomenda vinda de Kachiungo… fique lisonjeado (gabado)! Afinal de contas, quando queremos os mambus chegam sem makas…

Foi muito bom encarnar que o meu primo iria “poluir” os áreas de Manchester com os lombis e companhia…