quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fruta boa!


Desfrutem desta paisagem e comam (nutram-se) até se embucharem do Mamão que proponho-vos…
É uma abundante e linda fruta…
Melhor que está só noutro PLANETA!
Haja coração para tanto suco de mamão…

A.V.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Árvores excepcionais!


Existem no nosso “martirizado” país, espécies de árvores ímpares.
Esta que a fotografia retracta mostra isso mesmo…
Do verde ao verde, e em vários recantos de Angola, o cenário “predilecto” que esta paisana nos confecciona, dá para se tirar o Chapéu, Do Meu Kimbu...
É caso para se dizer que fale a pena resistir!

A.V.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Haja fleuma!




É na verdade um bom caminho para se viver…
Talvez os ecologistas angolanos têm vicado "um pouco tristes" quando nas “bandas” do Planalto Central angolano chegam os “Tempos” das queimadas (secas)…
Todo esse VERDE (foto) desaparece…
Toda essas maravilhas... que a natureza nos proporciona são deitadas por água à abaixo…

Mas haja serenidade!


A.V

terça-feira, 16 de junho de 2009

DA PEDRA À VIDA!


A pedra é sem sombra de dúvidas, uma ardósia muito linda… ela dá vida aos humanos já que desde os primórdios (idade da pedra) o HOMEM sem se socorreu à pedra para se defender (esconder)!

Felizes são os povos e nações que tinham e têm nos seus territórios pedras! Angola (nossa casa comum) tem em tudo que é canto.

Os nossos antanhos: Katiavala, Ekuikui, Gina, Mutuyakevela, Muandume, Vie e tantos outros viveram e guerrearam contra o colonialismo graças a pedra que serviu tanto de abrigo, mas também para o fabrico de armas (afiar as flechas) para se defender contra o invasor (colonialismo português)!

Preservarmos este bem que Deus (todo o poderoso, nos deu!). Hoje vivemos um frenético processo de reconstrução nacional… e a base é e será sempre, a pedra para assegurar os alicerces (caboko do meu kimbu!).

Haja coração…

A.V.

domingo, 14 de junho de 2009

Da pedra à pedra!


É na verdade uma relíquia que só Deus nos pode proporcionar!
Não é uma utopia, mas sim uma verdade verdadeira, nua e crua…
Existem coisas maravilhosas que a natureza nos dá e nós, como seres “racionais” (se calhar) temos de preservar.

Desfrutem!

A.V

sábado, 13 de junho de 2009

Quem ousa nos aguentar!


Só visto… estas belezas (imagens) que quase a cada dia que nasce insistentemente às coloco aqui neste espaço é prova de que ninguém, mas absolutamente ninguém, tem estas paisagens que os “Mwangolês” teimosamente têm…

O verde faz morada, faz as honras da casa, faz esquecer os maus dias…

O céu carregado de Nuvens, que parecem despontar de uma grande “KARGA” de chuva… dá a paisagem um autentico sem igual. Haja coração…

Apesar do Futuro pertencer só e unicamente à Deus, ainda assim, vaticino um futuro risonho para os nossos “rebentos”…

A.V.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Beleza ímpar!


Nos anos que correm há quem diga que as coisas estão a mudar! Mas, não! Não porque nasci e cresci num ambiente saudável, ímpar, confortável, fascinante, apaixonante, impressionante…

Esta paisagem mostra isso mesmo!

No planalto Central angolano (Huambo e Bié) há relíquias que pensamos serem do outro mundo celestial. Mas não! É mesmo em Angola… (Nossa casa Comum)!

Apreciem, admirem com “Moderação” as PAISAGENS que vos proponho…


A.V

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Terra Viva…


Apesar do efeito estufa que a cada dia que passa os “holofotes” mundiais aterrorizam as pessoas, ainda assim nós “Mwangolês” temos uma bênção! Temos esperança que Angola sobreviverá!


O nosso ecossistema nos favorece, para fazer aquilo que nos vem no nosso Kimbu (Cabeça)! Temos variadíssimas terras para a prática de cultivo…


A nossa terra é muito VIVA!

A fotografia diz isso mesmo… quem duvida!


Há força... Há vida... Há esperança... Há determinação... Há...

A. V.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Potencial hídrico que ninguém tem!


Angola nossa terra, nossa casa comum tem um potencial hídrico que muitos países gostariam de o ter! Mas…

Esta Fotografia diz isso mesmo… não há quem nos segura!

As nossas casas são as piores! Mas duvido se há no casco urbano e nas famosas sanzalas (bairros) ÁGUA potável… isso teimosamente digo que não há!

Mas acredito que vamos ter H2O brevemente…


A.V.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

As montanhas de PEDRAS …


A minha banda é riquíssima de montanhas estrondosa e bonitas, que se calhar não há mais em nenhuma parte do globo (do meu kimbu!)

Esta é uma prova dos nove! Quem viaja de Luanda por estrada, até ao Centro de Angola, encontra estas delícias paisagens que dão para se tirar o “boné”… Serras de PEDRA! É uma autentica obra da natureza...

Não há mais em nenhuma parte do mundo… acreditem e apreciem-nas de perto!



A.V.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Gruta no Embondeiro!


Parece ser uma anedota, mas não é…

Este embondeiro faz-nos recuar no Tempo, quando grandes nomes do heroísmo (nacionalismo) se bateram contra o colonialismo TUGA…

Este embondeiro tem um figurino semelhante a um Kubiku! São as belezas que a nossa TERRA nos proporciona… a nossa Terra tem (?!?)

Esta é uma árvore grandiosa, que abunda nas nossas paragens e serve de reencontro para muito e boa gente (birrar á sombra dela)!

Ela está presente para dizer aos vizinhos povos (países), que a nossa tradição representa única e simplesmente as nossas culturas, bem como aquilo que a Terra tem para nos dar…

Esta árvore representa única e simplesmente aquilo que cada “Mwangolê” tem no seu íntimo… bravura (os nossos antepassados), robustez, arrogância (muita e mais alguma coisa…), ganância (é de mais…), egoísmo (Bwé), bebuchismo (com o frango e o pincho…) e…

Esta ÁRVORE está presente para dizer que os “Mwangolês” não brincam em serviço…

Que bom ver esta estrondosa e bela árvore da nossa Banda!




A. V.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gidungo que temos…




O Gidungo é utilizado normalmente para “imprimir” um novo sabor às várias delícias gastronómicas.

Ele está em quase todos os alimentos que “ingerimos” nos nossos estômagos. Este “ingrediente” é uma delícia vê-lo em campos cultivados.

Dá uma boa imagem… do verde ao vermelho… Ai! Que bom…

É um autentico festival de paisagens, que presenciamos todos os dias nos diversos campos espalhados um pouco por esta Angola à dentro!

A. V.

terça-feira, 2 de junho de 2009

De origem mexicana a abundar em Angola…




O MAMÃO também abunda em Angola! Não duvidem… o que é que os “Mwangolê” não têm? Não sei!

Em Angola existe tudo e mais alguma coisa…

Segundo alguns dados, o mamão é de origem mexicana. Este fruto é típico das regiões (sul) tropicais e subtropicais, conhecido por vários nomes: papaia, no México; “fruta – bomba” (esta é boa!!! e só poderia ser…) em Cuba.

A árvore que produz o mamão chama-se marmoreiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a colheita ocorre mais nos meses de Maio, Junho, Agosto e Outubro.

Em Angola ela está em todo o lado. Não há regiões específica… O mamão é rico em vitaminas A, C e do complexo B. A fruta também é fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo que tanto os nosso “kanukos” precisam já que o leite este já era!